ღ˚˚ღ Aos amigos ღ˚˚ღ




Olá amigos, sejam Bem Vindos ao meu Blog
.


Olá, seja muito bem vindo ao meu Blog, este, que é feito com muito carinho, pois como transmissora do conhecimento, sinto-me na necessidade e na obrigação de passar os meus conhecimentos á diante, pois é de suma importância compartilhar o que se aprende, essa é a missão de um professor. Crio as postagens com assuntos que julgo interessantes e escrevo o que julgo pertinente aquilo que acredito dar certo e me faz feliz.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Brincadeiras incentivam o desenvolvimento das crianças

Brinquedo é um meio de incentivar o desenvolvimento dos sentidos e movimentos na infância


 
 
Na infância, é perceptível o quanto as crianças gostam dos brinquedos, especialmente aqueles que brilham, mexem, falam ou precisam ser encaixados. O que, à primeira vista, pode parecer um simples passatempo para os pequenos, é, na verdade, um meio de incentivar o desenvolvimento de sentidos e movimentos. Isso porque nessa fase, o cérebro está muito mais apto a aprender habilidades sensório-motoras.

Não à toa, escolas de ensino infantil veem nas brinquedotecas uma maneira de estimular os pequenos estudantes. "O estímulo para a criança é dado por meio lúdico, porque constitui uma atividade completa em que é possível pensar, agir, lidar com o diferente e ainda socializar", explica Neide Noffs, professora da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

O método lúdico agrada as crianças não só pelo colorido e diversão, mas por que a coloca frente a um desafio. Assim, atividades de encaixe, por exemplo, levam a ações desencadeadas, em que é preciso identificar cores e formatos, além de testar a montagem correta. Portanto, uma atividade que gera outra atividade.

Brinquedos educativos proporcionam noções das disciplinas que meninos e meninas terão nos anos seguintes, na escola primária. Por provocar a divisão de peças, o bom e velho ábaco coloca em contato com a matemática. Além disso, desenvolve de forma harmônica percepção, criatividade e estimula o exercício do corpo. "Quanto mais estímulo, maior é o desenvolvimento do pensamento, linguagem e dos sentidos", avalia Neide.

E não é de hoje que os brinquedos são vistos como parceiros. Reconhecido pensador do século passado e autor da Teoria Psicogenética - mais conhecida concepção construtivista da formação da inteligência -, Jean Piaget dizia que a atividade lúdica é berço das atividades intelectuais das crianças.


Brinquedo para crianças
A graciosidade dos brinquedos encanta não só os baixinhos, como os adultos também. Contudo, é importante ter discernimento na hora de adquirir um novo produto para que o entusiasmo não atrapalhe. Afinal, é preciso pensar o estímulo para crianças e não para os adultos.

"Carrinho para adulto é um objeto motivador, mas para a criança pode não ser, pois não provoca uma ação desencadeadora", lembra Neide. Tendo esse tipo de atenção, os pais podem usar o método lúdico em casa, o que contribuirá ainda mais para o desenvolvimento.



Fonte: Terra.

Um comentário:

  1. Grazy, quero ver o seu sucesso em todos os sentidos. Por isso, hoje eu deixei
    um presente todo especial( Prêmio Dardo) para vc em meu blog.Seu trabalho pedagógico é maravilhoso!E, sempre estou de olho em seu blog, porque sou sua seguidora, minha amiga!Quero que você conheça meus amigos educadores multiplicadores ( clique no link ao lado )e faça novas amizades. Vc vai amar!
    Beijos!

    ResponderExcluir

♥ O que achou do meu Blog.. Deixe o seu redacO ♥